domingo, 27 de março de 2011

E fez-se a luz...

A luz é de extrema importância na fotografia e é ela que define a qualidade da imagem. É possível formar uma bela imagem apenas com jogo de luzes, na medida em que regulamos imagem exposta e sombra. A tarefa aqui foi regular a quantidade de luz em determinado objeto, e, a partir disso, obter imagens diferentes.
Resolvi brincar com um sapato rosa, uma lanterna de celular, uma vela e uma colcha alaranjada. O estúdio foi meu próprio quarto, e as fotos foram tiradas no dia 26/03, por volta das 20h.



A primeira foto foi tirada com a luz do quarto e o flash da câmera. Foi a mais iluminada de todas, e as cores obtidas são as mais próximas do real.

 
Flash da câmera, luz exterior
A segunda foi tirada somente com o flash da câmera. Percebemos que ela fica um pouco mais escura, e as cores quentes se tornam menos vivas.

Flash câmera

A terceira fotografia foi obtida extraindo qualquer tipo de luz externa, câmera sem flash. A luz que se vê foi direcionada perpendicularmente ao objeto, de cima para baixo, e é oriunda de uma lanterna. Vemos que ela é a mais escura de todas e quase que não vemos o volume do objeto.


Apenas lanterna fraca


A imagem a seguir foi a mais misteriosa. Consegui esse efeito posicionando uma vela atrás do objeto e sem qualquer outro tipo de luz. Esse tipo de luz deu ainda mais volume ao objeto, e tornou as cores mais quentes.
Vela posicionada atrás do objeto

A última fotografia foi tirada somente com a lanterna, fazendo uma linha reta com o objeto. Percebemos que ela consegue iluminar apenas a parte traseira do objeto, mas através da sombra que proporciona, confere volume ao objeto.

- Alguém comenta?

2 comentários:

  1. Primeiro, eu adorei o sapato rosa - já conhecia, e se você calça 35, quero emprestado!!! Hahaha!
    Brincadeiras à parte, eu gostei muito do efeito da vela atrás do sapato. Não sei como você conseguiu esconder a vela! Se a iluminação tivesse pegado o sapato todo então, ia ficar mais legal ainda! Uma pauleira essa atividade, né? Me bati toda aqui em casa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha de objeto, Nay! kkkk Adorei também! Eu ia fazer com uma garrafa de cachaça mineira, mas ela era grande demais pro meu "fundim infinito". Paradoxal, né?! kkk

    Beeeijos

    ResponderExcluir