quinta-feira, 2 de junho de 2011

E o que ficou?

Estou quase no fim do semestre e da oficina de fotojornalismo vou me despedindo. É a hora de fazer uma auto-avaliação, saber o que foi aprendido, o que precisa ser revisado... Dar valor a cada minuto de aula, cada dica, cada "refaça!"...
Passeando pelas minhas postagens, percebi que a essência do fotojornalismo eu aprendi. Minhas fotos não contradizem a ética nem a moral, e até as de pessoas foram tiradas com a permissão. Mas, o tino, aquele tino fotojornalístico, não tenho não. Não acho bons ângulos, nem tenho grandes sacadas.
Procurei fazer tudo dentro do pedido, e acho que o assunto que menos aproveitei foi o de moldura. Acabei me atrapalhando no sentido da foto, e ela saiu fora do que foi pedido. Pena! Mas, o trabalho que mais gostei e achei que as fotos foram resultado disso foi o da semana passada, que envolveu fusão, textura, padrão e velocidade! Tive PRAZER em fazer, em escolher a laranja mais bonita, implorar para a colega Maria de fátima posar para a lente, em esperar o carro passar, e clique!
As fotos me possibilitaram conhecer Cachoeira através de uma lente: parece que tudo fica mais bonito quando está numa foto! As fotos de perspectiva, por exemplo, me ajudaram a ver a beleza do Paraguaçu e a cruz no alto da cidade de São Félix.
Se encanto valesse nota, sei que tiraria dez! Hahahaha! Mas, como o que conta mesmo é o aprendizado, essa foi minha auto-avaliação sobre o trabalho feito na oficina de fotojornalismo do 3º semestre em Comunicação Social.
Lembro que, tudo que vi nessa matéria valeu a pena, e que as janelas para o mundo serem abertas, BASTA UM CLIQUE!

Um comentário: