sábado, 23 de abril de 2011

Câmera no manual e mãos à obra!

A atividade dessa semana foi fotografar variando tempo e abertura. O shutter e a abertura fazem total diferença na composição da foto, e podem deixá-las mais claras, estouradas, escuras etc. As fotos abaixo foram tiradas pela manhã, por volta das 10h, em uma das ruas da cidade de Cachoeira-Bahia.
Num primeiro momento, fotografei com ISO 400, F 3.2 e variei o tempo. Quanto maior, menos luz é captada. Eis o resultado:
Shutter em 2000
Shutter em 1000

Shutter em 400


Depois, fotografei com ISO 400, shutter fixo em 1000 e variei a abertura, indo de 3.2 a 8.0. Quanto maior, mais luz é captada. Porém, Ficaram assim:

f/3.2: maior abertura, mais luz.


f/4.5: abertura e luz intermediários
f/8.0: menor abertura, menos luz. A foto parece perfeira, como as cores originais.

sábado, 16 de abril de 2011

Plano Geral e Moldura

As fotos tiradas em plano geral visam mostrar o ambiente e os indivíduos que estão presentes nele. É um tipo de enquadramento usado para mostrar a natureza e monumentos históricos, por exemplo, mas se difere do grande plano geral por incluir as pessoas nesse enquadramento.
A tarefa dessa semana foi enquadrar um plano geral. Escolhi o pátio do campus da UFRB em Cachoeira. O monumento escolhido foi a torre, antes elevador, não utilizado pelos usuários do campus. Eis o resultado:
A outra foto seria um enquadramento tendo como referência uma moldura. Depois de tirar muitas fotos, e não encontrar nenhuma cabível ao trabalho, optei por fotografar a vista de São Félix. Tirei a foto em uma das praças de Cachoeira, e coloquei na lente da câmera um anel, logo, obtive uma moldura arredondada. Eu gostei, espero que esteja dentro da proposta.

domingo, 3 de abril de 2011

A Perspectiva é uma das armas utilizadas na fotografia para conferir volume, profundidade e distância aos objetos. Ela nos permite deixar montanhas do tamanho de pessoas, fazer objetos e pessoas ficarem maiores do que são na realidade ou  ter a visão ampla ou distorcida de uma imagem. É comumente utilizada na fotografia e nos desenhos 
O trabalho da vez foi tirar fotos de um ambiente externo analisando as diferentes formas de perspectiva. O uso da uma câmera digital simples deixou as imagens menos rebuscadas, mas foi possível fazer a compreensão. Fotografamos uma árvore em frente a rodoviária da cidade de Cachoeira-Bahia, pegando a Ponte D.Pedro II e a cidade de São Félix como planos de fundo. Eis o resultado:




Cruz ao alto como ponto de fuga
 




Árvore enquadrada
 

De cima para baixo
 




  
Ponte parece "sair" da árvore


Árvore na palma da mão - Distorção em tamanho
Árvore menor que a abertura entre os dedos
 

 O trabalho foi realizado pelas alunas Karine Simões e Nayá Lôbo, e postado em seus respectivos blogs.